LANÇAMENTO DO PS5 E XBOX SCARLETT

Resultado de imagem para lançamento do ps5

Quase seis anos após o lançamento do Playstation 4 no Brasil é chegado o momento do amontoado de rumores sobre a próxima geração que se acumularam ao longo do tempo darem espaço a informações oficiais. Em uma recente entrevista ao site Wired.com, Mark Cerney, arquiteto-chefe do próximo console de Playstation comentou sobre o que vem por aí.

Apesar de desconhecermos o nome do aparelho ou mesmo o título do projeto, a Sony está em processo de produção de seu próximo passo no mundo dos consoles. Cerney assumiu em entrevista que a arquitetura interna do PS4 será usada como base, mas o novo sistema trará um processador mais potente e um motor gráfico comparável aos dos PCs mais potentes da atualidade. O novo aparelho suportará um tipo de disco de armazenamento mais veloz, chamado de SSD, em troca dos atuais discos rígidos. Essa mudança potencialmente reduzirá o tempo de carregamento dos jogos da nova geração.

Detalhes do PS5
Ainda há muita incerteza quanto à data de seu lançamento, mas segundo Cerney, ainda não veremos nada da “caixa” até o final de 2019. Rumores indicam que a Sony escolhera 2020 para ser o ano da apresentação oficial do PS5 ao mundo.

Segundo Mark Cerney, uma versão para desenvolvedores do novo eletrônico já existe e já está nas mãos de um grupo de "devs" ainda pequeno, mas em processo de expansão. A idéia, segundo ele, é haver tanto lançamentos exclusivos para a nova geração sendo preparados, como versões aprimoradas de jogos já anunciados para o Playstation 4, que rodarão ainda melhor uma vez que um novo aparelho seja lançado.

Representações e detalhes do PS5
Quanto à geração atual, diferente do que ocorreu com a transição entre o Playstation 3 e o 4, o próximo console da Sony será pelo menos compatível com games do PS4, dada a similaridade estrutural dos dois sistemas, segundo Cerney. Ademais, para aqueles que compraram o acessório de realidade virtual, foi confirmado que a versão atual do Playstation VR terá suporte na próxima plataforma. Todo esse esforço de retrocompatibilidade almeja simplificar a vida dos gamers, que não precisarão manter seus Playstation 4 e 5 ligados para jogar títulos específicos de cada videogame.

Xbox Scarlett
Resultado de imagem para xbox scarlett 2019

Anunciado durante a E3 2019, o Project Scarlett, ou Xbox Scarlett, será o console de próxima geração da Microsoft. Entre as especificações prometidas, estão a capacidade de rodar jogos em 8K, suporte a Ray Tracing e taxa de quadros de até 120fps. Tradicionalmente, a mudança de uma geração para outra traz melhoras visuais absurdas, mas essa diferença tem diminuído ao longo dos anos e isso, ao que parece, deve se repetir na transição para o Scarlett e o PS5, já que o PS4 Pro e, principalmente, o Xbox One X, trouxeram melhorias significativas para seus consoles-base.

"Acho que a área que realmente queremos focar na próxima geração é a taxa de quadros e a jogabilidade", disse Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, em entrevista exclusiva ao GameSpot. "Garantir que os jogos carreguem incrivelmente rápido, garantindo que o jogo esteja rodando na maior taxa de quadros possível".

A idéia de "jogabilidade" é bastante nebulosa, mas Spencer parece estar se referindo à noção de jogos rodando tão bem quanto em PCs de última geração e reduzindo os tempos de carregamento tanto quanto possível. Isso é um pouco diferente dos objetivos dos consoles atuais, como o Xbox One X, que estava focado em atingir o 4K.

"O que é interessante é que, nesta geração, nos concentramos nos recursos visuais 4K e em como oferecemos filmes nessa resolução em Blu-ray e em streaming de vídeo, além do Xbox One X permitir que os jogos sejam exibidos em 4K com melhorias que seriam vistas apenas na próxima geração. Mas a jogabilidade é provavelmente o maior foco para nós nesta geração [do Project Scarlett]. Quão rápido [os jogos] carregam? Eu sinto que posso entrar no jogo o mais rápido possível e enquanto estiver jogando? Como será que é a sensação? O jogo tem o visual e roda como nunca antes? Essa é a nossa meta", disse Spencer.

Retrocompatibilidade
Outra prioridade para a Microsoft: compatibilidade com versões anteriores, ou a capacidade de o Project Scarlett rodar todos os seus jogos antigos. "Garantir que todas as quatro gerações de conteúdo sejam todas executadas na próxima plataforma é importantes para nós. Queremos respeitar os jogos que você comprou de nós", comenta Spencer



Comentários

Postagens mais visitadas