O sucesso Tomb Raider
Tomb Raider é o décimo título da série lançado em 2013 para Xbox 360, PS3 e PC. Em 2014 o jogo foi lançado também para PS4 e Xbox One com algumas melhorias, e recebeu o nome "Definitive Edition" por isso. Saiba como baixar e instalar o Tomb Raider em todas as plataformas. Publicado pela Square Enix, o game conta como a heroína se tornou a aventureira que vamos conhecer depois. A promessa da produtora Crystal Dynamics é voltar às raízes de Lara Croft, com segredos nunca antes revelados. A intenção é passar a imagem de uma protagonista mais humana.
A história se passa em uma ilha aparentemente remota, onde a personagem e sua tripulação de navio naufragam após um acidente e uma tempestade repentina. Lá, a jovem é capturada por homens misteriosos e começa a descobrir que eles não estão tão sozinhos quanto se pensava.
Com isso ela terá que se virar com poucos recursos disponíveis. Mesmo com todo o mistério, o jogo revela aos poucos toda a verdade ao usuário e também à heroína.
O primeiro jogo da série foi publicado pela Eidos Interactive para o Sega Saturn e posteriormente portado para a Playstation. Ironicamente, foi um dos jogos responsáveis pela ascensão da Sony na indústria dos video-jogos/video games, apesar de ter nascido na consola/console da concorrente.
O jogo apresenta, em um mundo totalmente 3D, uma série de túmulos/tumbas, calabouços e outras localizações, por onde o jogador tem de guiar Lara, matando animais perigosos e outras criaturas sobrenaturais(zumbis, Demônios Etc...) , enquanto coleciona objetos e resolve enigmas.
Tomb Raider é um dos exemplos mais antigos do gênero 3D. O jogo/game é caracterizado como aventura e ação em terceira pessoa. Cada jogo da série introduziu novas armas e movimentos, por exemplo, em The Last Revelation Lara pode atravessar abismos por meio de cordas e em Legend, foi introduzido um gancho magnético, que pode ser usado também para atravessar abismos,assim como para puxar objetos de metal.
Quanto aos inimigos, que na primeira aventura eram predominantemente animais e zumbis, posteriormente tornaram-se mais inteligentes e, em boa parte, vieram a se tornar humanos. Os gráficos, as cenas em computação gráfica e os quebra-cabeças melhoraram. A personagem também passou a explorar locais mais abertos, além de templos e locais inóspitos no geral.
As histórias são geralmente baseadas na procura de poderosos artefatos, com Lara Croft numa corrida contra uma sinistra liga de bandidos. Esses artefatos geralmente são místicos e podem inclusive ter poderes sobrenaturais.
A personagem central de Tomb Raider é a arqueóloga britânica Lara Croft, uma personagem feminina similar a Indiana Jones. De acordo com a história oficial, o interesse de Lara pelo tomb raiding foi despertado em idade já adiantada, ela como uma anfitriã passou seu grande tempo estudado em Wimbledon, mas seu confinamento na alta sociedade, a que seus pais pertenciam, a impediu de optar ativamente por essa carreira. Tudo isso muda após uma viagem ao Himalaia: o avião em que Lara viajava sofre um acidente, do qual ela é a única sobrevivente. A experiência alterou sua vida completamente, impelindo-a a viajar pelo mundo e aprender sobre as diversas civilizações antigas. Em conseqüência, foi repudiada por seu pai, Lorde Richard (Henshingly) Croft, passando a trabalhar como arqueóloga contratada, adquirindo artefatos e tesouros raros para museus e colecionadores ricos de todo o mundo, além dela mesma.
Lara foi criada pelo designer Toby Guard. Aparece quase sempre em calças castanhas/marrons curtas, um top verde, coldres em ambos os lados dos quadris para o par de pistolas que é sua marca registrada, e uma pequena mochila de couro. No decorrer da série houve ajustes menores na aparência, tais como características faciais mais lisas, variações no tamanho do busto e a movimentação do cabelo.
Diversas atrizes na vida real foram modelos de Lara Croft, mais notavelmente as britânicas Nell McAndrew e Rhona Mitra, além de Angelina Jolie nos filmes Tomb Raider. Além disso, encarnar Lara Croft em convenções de jogos é um meio popular de divulgar o trabalho de personificação/modelagem.
Dez anos após o lançamento do jogo original, Lara é ainda um dos personagens de video-jogo/video game mais populares e reconhecidos do setor. Mesmo em áreas como a produção musical a influência do seu estereótipo - a protagonista feminina, livre, independente e cheia de recursos - se faz sentir, em trabalhos de rap, rock e eletro house.
Comentários
Postar um comentário